RELATÓRIO DA UNIDADE 3 E 4 DA TP1

UNIDADE 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua
Seções:
1) Conceituar texto;
2) Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
3) Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
UNIDADE 4: A intertextualidade
Seções:
1) Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
2) Identificar os vários tipos de intertextualidade;
3) Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.
No dia 08 de outubro de 2009, nos reunimos em Colíder, mais uma vez com professores da rede Estadual e Municipal para a realização de mais um oficina do Curso de Formação Continuada- GESTAR II.
Realizamos a 13ª oficina: Após pontuação e discussão sobre os temas das unidades 3 e 4:. O texto como centro das experiências no ensino da língua.Seções:1)Conceituar texto; 2) Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas; 3) Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.O texto: Ampliando nossas referências: História de um Conceito,de Graça et all Paulino retirado dos Tipos de textos.
Na unidade 4:A intertextualidade. seção 1: A intertextualidade.Seções:1)Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana; 2) Identificar os vários tipos de intertextualidade;
3) Identificar os pontos de vista nas diversas interações humana.
Logo após, tivemos o relato das atividades aplicadas em sala pelos cursistas. Posteriormente, li A Fábula: A língua {(Fábula da tradição judaica). In Fábulas... em Cartão Postal. Belo Horizonte: Autêntica.s/d } e pedi para que os professores cursistas dividem-se em grupos de três e elaborassem um plano de atividade de leitura do texto da fábula sugeridas como Estudo do Texto, na página 172 e 173 da TP2. E para finalizar realizamos a avaliação da oficina que teve saldo positivo, pois, tudo transcorreu normalmente e os cursistas puderam apresentar compartilhar suas dúvidas, opiniões e sugestões com os demais colegas.