RELATÓRIO DA OFICINA DAS UNIDADES 23 E 24

RELATÓRIO DA OFICINA DAS UNIDADES 23 E 24

Unidade 23: O processo de produção textual : revisão e edição

Objetivos Propostos para a unidade:

1) Identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão;

2) Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição;

3) Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.

É preciso deixar claro para o aluno que o processo de produção textual é composto por etapas: planejamento, escritura do texto, revisão e edição e ainda por último uma leitura e revisão de seu próprio texto. Este processo é dotado de tomada de decisões.

A revisão inicia-se pela comparação entre o que se tem como objetivo e texto planejado e o texto que está sendo produzido. Também devem ser verificados os elementos referentes à estrutura do texto, do gênero, à sequência de idéias, além de corrigir ortografia, pontuação e outros elementos locais de coesão.

È preciso que os docentes atentem para o tipo de retorno que dão aos alunos, pois muitas vezes fazem uso de códigos complexo inacessíveis aos alunos. Geralmente esses códigos criados são cheios de abreviações que o aluno não consegue entender. Outras vezes introduz anotações no texto como: “bem escrito”, “você poderia ter feito um trabalho melhor”, “este realmente não é o seu melhor trabalho”. Pensando que esse tipo de avaliações fazem sentido para o aluno. É necessário apontar onde e o que o aluno deixou de colocar na construção de seu texto para que desta forma o discente possa reconstruir seu texto.

A fazer com que os alunos aprendam a fazer a correção dos próprios textos e depois trocar com colegas para a revisão e edição é de grande importância, pois pretende-se formar sujeitos autônomos detentores de ação-reflexão-ação.

Unidade 24: Literatura para adolescentes

Objetivos da unidade:

1) Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescente lêem;

2) Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;

3) Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

No estudo desta unidade fizemos uma reflexão do quanto está avançando as nossas concepções de leitura e do ensino de língua materna. Houve uma época que queríamos que o aluno lesse, mas não tínhamos nada, até os livros didáticos acabava faltando . Nesse período nós professores mais antigos fizemos tudo que era tido como anti-pedagógico (que consta aqui no módulo do GESTAR II) como pedir e cobrar uma avaliação de único livro para a sala toda.

Hoje vivemos outros tempos na educação. (estou me referindo as cidades em que sou formadora do GESTAR II: Colíder, Nova Santa Helena e Itaúba- MT) Enfim, com o passar dos anos ou nos últimos anos o FNDE tem enviado para as escolas públicas livro interessantes, livros que chamam a atenção dos adolescentes como : Harry Potter, Crepúsculo, O caçador de Pipas, A menina que roubava livros, a cidade do sol, etc. Estes são alguns títulos que trazem assuntos que interessam aos nossos adolescentes e nossos professores tem sabido despertar e instigar a curiosidade em seus educandos.

Em uma turma de alunos meios resistentes ou desinteressados pela leitura e pelo ensino, a professora passou uma versão do filme : Volta ao mundo em oitenta dias. Os alunos gostaram do filme. Então ela disse: __ Oh! Na biblioteca tem o livro. Isso ocasionou uma corrida à biblioteca para pegarem o livro. E tenho que observar que essa é uma turma difícil. São alunos que os pais não valorizam o estudo. Isso quando tem-se a família convencional, na maioria são alunos que moram com avós analfabetos, e pouco sabem sobre a própria origem (ou filiação).

A escola existe para tentar transpor as adversidades e nossos professores estão tentando. Se vão conseguir, isso é uma incógnita, pois não depende só deles temos muitas adversidades de ordem social, que ultrapassam os limites ou poderes da escola.